Se já és motorista profissional ou estás prestes a iniciar a tua aventura nesta atividade, já deves ter ouvido falar e muito do tacógrafo digital/inteligente. Ele é o teu “companheiro de bordo” obrigatório que vai registar todos os teus tempos de condução, pausas, disponibilidade, repousos e outras atividades.
Apesar de essencial, o tacógrafo continua a ser uma fonte de dúvidas e, muitas vezes, de coimas desnecessárias. Este guia foi pensado para te dar uma visão clara, objetiva e prática sobre como funciona, como o utilizar corretamente e o que nunca te deves esquecer.
O que é o tacógrafo digital?
O tacógrafo digital é um equipamento obrigatório em veículos pesados de mercadorias e passageiros (com exceções previstas no Regulamento 561/2006 e na Portaria 222/2008). O seu objetivo é permitir registar, visualizar, imprimir e memorizar de forma segura:
- Tempos de condução;
- Pausas;
- Atividades de trabalho e disponibilidade;
- Repousos;
- Velocidades e distâncias percorridas.
Cada motorista utiliza o seu cartão inteligente e pessoal, emitido pelo IMT, que deve estar sempre inserido no equipamento quando tomas o veículo a teu cargo.
Símbolos principais e o que significam
O tacógrafo trabalha com pictogramas simples. Conhecê-los é meio caminho andado para evitar erros:
![]() | Volante → Condução (registada automaticamente). |
![]() | Martelos → Outros trabalhos (ex.: carga, descarga, limpeza, manutenção, pôr combustível etc.). |
![]() | Quadrado → Disponibilidade (ex.: períodos de espera, ferry ou comboio sem cama, tripulação múltipla). |
![]() | Cama → Pausa ou repouso (inclui férias e baixas). |
👉 Dica: antes de iniciares cada atividade, confirma se o símbolo registado corresponde ao que realmente vais realizar.
Passos básicos para utilizar o tacógrafo corretamente no início e fim da jornada
- Selecionar “outros trabalhos” antes de inserir o cartão
- Inserir o cartão
Sempre no momento em que assumes o veículo. - Realizar as entradas adicionais (manuais)
Regista todos os períodos de repouso, férias, baixas, outros trabalhos ou disponibilidade não registado no cartão. - Confirmar o país de início da jornada
Regista o país onde inicias o dia de trabalho. - Gerir bem as pausas, tempos de condução e tempos de trabalho
Nunca conduzas mais de 4h30 continuas sem a tua pausa de 45 min (ou 15 + 30);
Nunca trabalhes (condução + outros trabalhos) mais de 6h00 consecutivas;
– para quem trabalhe entre 6 a 9 horas – pausa 30 seguidos ou divididos em períodos de pelo menos 15 minutos;
– para quem trabalhe mais de 9 horas – pausa 45 seguidos ou divididos em períodos de pelo menos 15 minutos;
– Pausas de pelo menos 15 minutos reiniciam as 6 horas mas não são suficientes para a pausa diária. - Selecionar “outros trabalhos” antes de retirar o cartão
- Retirar cartão
- Confirmar o país de fim da jornada
Regista o país onde terminas o dia de trabalho.
Erros mais comuns a evitar
- Inserir o cartão em “cama” → continuamos a descansar e já estamos no local de trabalho a manusear o tacógrafo.
- Esquecer de registar entradas manuais → vais ficar com atividade desconhecida registada no cartão (?).
- Não registar o país de início/fim → em cada jornada de trabalho é obrigatório registar o país onde iniciaste e onde terminaste o dia de trabalho.
- Pausas mal geridas ou não registadas → coimas elevadas.
Por que é tão importante utilizar bem o tacógrafo?
- Legalidade → evita coimas elevadas em caso de fiscalização.
- Segurança → garante que cumpres os teus períodos de pausa e repouso.
- Proteção → o cartão de condutor é a tua prova de que cumpriste a legislação.
- Confiança → empresas valorizam motoristas que dominam este processo.
O tacógrafo digital não é o teu inimigo. Antes pelo contrário obriga-te a descansar e garante que trabalhas dentro da legalidade, com segurança e confiança.
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