Ontem foi confirmado, em reunião do IMT com sindicatos de motoristas e associações de empresas transportadoras, que o processo de certificação dos novos cartões tacográficos devidamente homologados está concluído, ou seja, em breve os novos cartões já irão ser emitidos com a devida homologação.
Se o teu cartão já tiver a homologação correta (E21 / 002) no verso do cartão, não é necessário fazeres qualquer tipo de substituição.
Agora, em termos práticos, o que é que vai acontecer se tiveres um cartão emitido sem homologação:
A partir da próxima semana, será atualizada a plataforma onde atualmente é pedida a declaração de autenticidade (https://declaracaotacografo.incm.pt/), para ser possível fazer o pedido de substituição do cartão tacográfico.
Após receberes e começares a utilizar o novo cartão, o antigo tem de ser devolvido 28 dias depois, através de um envelope com selo pago que o IMT envia junto ao novo cartão. Os 28 dias estão relacionados com o facto de, num controlo de estrada, ser necessário apresentar os registos do dia atual e dos 28 dias anteriores.
Esse processo será feito sem qualquer custo para o motorista.
Uma das recomendações, e para que o processo seja feito com a maior celeridade possível, é que o pedido de substituição seja feito apenas pelos os motoristas que façam transporte internacional.
Se fizeres apenas transporte nacional, não haverá qualquer problema em continuar a circular com o cartão sem homologação, pois as autoridades estão a par de todo o processo.
Depois de ser enviado o novo cartão, a declaração de autenticidade será cancelada e as autoridades europeias saberão que já foi emitido um novo cartão de substituição, pelo que o uso do cartão antigo não será permitido.
Se o teu cartão caducar nos próximos 60 dias, não é necessário pedir uma substituição, podes fazer o pedido de renovação pelos canais habituais (presencialmente no IMT ou através do http://www.imtonline.pt/).
Esta informação foi confirmada junto da ARP (Associação Rodoviária de Transportadores Pesados de Passageiros) e no comunicado do SIMM (Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias), que estiveram presentes na reunião.