Antes de mais, nunca será em excesso que se alerta para os efeitos negativos do consumo de álcool na condução e, para todas as consequências que daí advenham.
Se queres saber mais sobre este tema em específico, aconselho-te o artigo de setembro de 2021 que podes consultar aqui, onde te falo do processo de absorção do álcool pelo nosso organismo, bem como os riscos da ocorrência de um acidente mortal.
No entanto, a questão que me trás hoje é mais relacionada com o regime sancionatório da condução sob efeito do álcool e sobre a sua aplicação.
Começamos por clarificar a diferença entre condutores, de acordo com o artigo 81º do Código da Estrada, no género de um “quem é quem”:
E, agora que sabemos a que grupo de condutores pertencemos, vamos recordar as infrações ao Código da Estrada, relativamente à condução sob efeito do álcool:
Não há dúvida de que as taxas de álcool, a partir do qual se consideram infração, variam conforme se trate de um condutor do Grupo 1 ou do Grupo 2. A questão que muitas vezes se coloca é, se por me encontrar habilitado para o Grupo 2, terei de me reger sempre pelas taxas de álcool desse grupo, imaginando a seguinte situação, a título de exemplo:
O José tem carta de condução de pesados de mercadorias e foi fiscalizado enquanto passeava com a família no domingo, no seu veículo particular (ligeiro). Tinha 0,31 g/L. Cometia uma infração?
E, a resposta correta é: Não!
O José não cometia qualquer infração, relativamente à condução sob efeito do álcool porque, como podemos verificar no artigo 81º do Código da Estrada, as taxas de álcool variam de acordo com o tipo de veículo que estamos a conduzir no momento e não com as habilitações que temos na carta de condução.
Contudo, alerto para que não sejam tidos em conta valores mínimos, como até 0.19 g/L ou, até 0.49g/L, para não serem autuados, uma vez que a condução sob efeito do álcool, ainda que em quantidade insuficiente para dar origem a um auto, é muitas vezes mais que suficiente para alterar as capacidades essenciais a uma condução segura.
Seja responsável!