Os veículos estão providos de diversos sistemas/ equipamentos de segurança mas, cada um com a sua função. Nesse sentido, vamos encontrar sistemas/ equipamentos de segurança ativa e de segurança passiva.
Importa, em primeiro lugar, definir convenientemente estes dois conceitos.
Segurança Ativa
- Onde fazem partes todos os sistemas/ equipamentos de um veículos que têm como objetivo evitar a ocorrência de um acidente. Desde modo, referimo-nos à maioria dos sistemas/ equipamentos que equipam os veículos desde a origem.
Segurança Passiva
- Corresponde aos sistemas/ equipamentos que equipam um veículo e cujo objetivo é a minimização das consequências de um acidente que não foi possível evitar.
Como elementos de segurança ativa vamos ter, por exemplo, o sistema de direção e de travagem que nos vão permitir, até determinado ponto, evitar a ocorrência de um acidente. Já o cinto de segurança e os airbags, por exemplo, são considerados elementos de segurança passiva, uma vez que, não tendo sido possível evitar a ocorrência do acidente, vão permitir reduzir a gravidade daí resultante.
Deste modo, podemos catalogar os diversos sistemas/ equipamentos que fazem parte de todo o tipo de veículos considerando que a sua conservação e manutenção são um ponto fulcral para a segurança rodoviária, devendo por isso ser alvo de avaliação periodicamente.