Conforme a nossa notícia de 13 de março, já se encontra disponível no site do IMT, a declaração de autenticidade do cartão tacográfico, personalizada, a qual pode ser descarregada aqui. Para o acesso à mesma, é necessário inserir o número do cartão tacográfico e o número da carta de condução do condutor.
Esta declaração pode ser impressa e exibida caso as autoridades de fiscalização questionem o condutor sobre a falta da marca de homologação (e_21) no seu cartão tacográfico.
Segundo o site do IMT, a Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) prevê iniciar a produção de novos cartões a partir de maio, disponibilizando-os de forma gratuita aos condutores que o solicitem, de forma a substituir os existentes.
Ainda na mesma notícia, pode ler-se que: “Os motoristas autuados, e com documentos apreendidos, deverão dar conhecimento da situação às associações empresariais ou sindicatos, os quais articularão com o IMT o processo da emissão gratuita de segundas vias dos documentos apreendidos.”
Fonte: https://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Noticias/Paginas/Declaracao-Autenticidade-CartaoTacografico.aspx, consultada a 16 de março de 2023