Desde 2006, e com a entrada em vigor da Lei n.º13/2006, para fazer o transporte de crianças ou jovens até aos 16 anos, é necessário os condutores estarem certificados com o CAP de Motorista de Transporte Coletivo de Crianças.
Esta certificação é obtida através da realização de uma formação inicial de, pelo menos, 35 horas e tem um validade de 5 anos, contados a partir do último dia da formação.
Para renovar a certificação, o condutor necessita de frequentar um formação complementar, com a duração mínima de 20 horas, e até agora, era possível fazê-lo mesmo que a validade do documento já tivesse expirado.
A partir de dia 2 de maio de 2023, caso a validade do cartão já tenha terminado e queira continuar ou voltar a desempenhar a atividade TCC já não vai ser possível renovar o CAP, ou seja, o condutor terá de frequentar uma nova formação inicial para obter novamente a certificação.
Como medida transitória, o IMT permite a todos os que já tenham o CAP caducado, poder realizar a formação complementar desde que termine até ao dia 29 de abril de 2023.