Na sequência do apontamento que publicámos na passada terça-feira (15 de fevereiro), vimos clarificar a informação partilhada e trazer mais informações que nos parecem úteis no sentido de esclarecer esta situação.
Em primeiro lugar, reiteramos a informação de que os Cartões Tacográficos devem conter a marca de homologação respetiva, para que se comprove que seguem as normas europeias definidas.
A nossa interpretação baseia-se no Regulamento de Execução (UE) 2016/799, que posteriormente foi atualizado pelos Regulamentos de Execução (UE) 2018/502 e 2020/158:
O anexo II (página 545) refere-se à marca de homologação e à forma como ela é composta. É constituída pela letra “e”, seguida de um número ou letra distintiva em função do país, dentro de um retângulo.
Ex.:
No caso dos cartões emitidos em Portugal deve constar a Marca “e21”.
A alínea b) complementa com a informação de que o Número da Homologação deve ser colocado na proximidade do retângulo referido acima.
Além disso, e neste caso mais importante, indica que essa informação deve constar no “(…) protótipo do aparelho de controlo ou na folha de registo ou cartão tacográfico (…)”.
Para complementar, na informação referente aos Ensaios de Funcionalidade dos Cartões Tacográficos (página 342), no ponto 2.1 relativo ao que deve estar impresso no corpo do cartão consta, além de uma série de outras informações, que deve conter a Marca de Homologação:
Esclarecemos, também, mais duas questões que foram levantadas relativamente aos cartões tacográficos:
- A indicação “G2” que consta por baixo da foto do condutor refere-se ao facto do cartão ser de segunda geração. (Página 187 – Abreviaturas).
- O motivo de, neste Regulamento, o modelo (Página 56) não conter qualquer menção à Marca de Homologação, salvo melhor interpretação, deve-se ao facto de esta ser diferente de país para país.
Deixamos aqui o link para o Regulamento de Execução na sua versão consolidada: https://gruposd.pt//wp-content/uploads/2023/02/regulamento-execucao-799-2016-consolidado.pdf
Em segundo lugar, aproveitamos para trazer duas informações que foram partilhadas nas últimas horas para ajudar a esclarecer a posição do IMT e a forma como devem atuar no sentido de solucionar a situação:
- O SIMM (Sindicato Independente de Motoristas de Mercadorias) publicou um comunicado onde informa que recebeu uma resposta por escrito por parte do IMT, onde estes admitem que existiu um erro na emissão dos cartões, estando a trabalhar em duas frentes: junto da UE para evitar mais coimas para quem está na estrada e junto da INCM para emissão de novos cartões devidamente homologados: https://www.facebook.com/photo?fbid=569641978523102&set=a.461549832665651
- O grupo Motoristas Profissionais publicou um vídeo onde, após um dos seus elementos ter-se deslocado presencialmente aos serviços do IMT, partilha qual foi a resposta e o procedimento que lhe foi sugerido: https://youtu.be/xIhYx16F7Xs