Atualmente existem dois sistemas para que os gases emitidos para a atmosfera reduzam as suas quantidades de óxidos de azoto.
- EGR (Sistema de Recirculação de Gases de Escape)
- SCR (Sistema de Redução Catalítica Seletiva)
O EGR não utiliza ADBLUE. É o sistema mais utilizado nos motores pequenos: em automóveis ligeiros. Reutiliza uma e outra vez os gases de escape, forçando-os a completar a sua combustão, até reduzir ao mínimo as suas componentes poluidoras, com recurso a um catalisador e um filtro de partículas, levando a um aumento no consumo de combustível entre 1 a 1,5%. Contudo, este processo decorre a elevadas temperaturas, tornando a condução em percursos urbanos ineficaz, para além dos custos com a necessária substituição do filtro de partículas.
Relativamente aos automóveis pesados, a maioria dos fabricantes têm optado pelo sistema SCR, uma vez que, para a eliminação dos óxidos de azoto, este sistema pulveriza amónia sobre os gases de escape, decompondo-os e transformando-os em substâncias inofensivas. Apesar do elemento que intervém nas reações químicas do sistema SRC ser uma substância perigosa, esta vai ser utilizada na forma de ureia, sendo uma substância relativamente inócua, de origem sintética e não considerada como mercadoria perigosa.
ADBLUE é então a denominação genérica que se aplica à solução aquosa de ureia e água desmineralizada, incolor e inodora, regulada a nível europeu pela norma DIN 70 070, considerada inofensiva para todos os seres vivos e para o meio ambiente. No entanto, deve evitar-se o contacto deste com outros produtos químicos que podem originar misturas explosivas.
O ADBLUE não é um combustível nem se injeta no motor, mas sim no tubo de escape, após a combustão, conseguindo reduzir drasticamente a quantidade de óxido de azoto.
Quanto ao armazenamento, deve ser feito com temperaturas inferiores a 30ºC mas, nunca abaixo dos -11ºC pelo risco de congelamento mas, caso acontecesse, o produto não se estragaria, visto que, uma vez descongelado poderia ser utilizado normalmente. É ainda conveniente mantê-lo num recipiente bem fechado, evitando o seu contacto com o ar ou qualquer outro agente contaminante. Deve verificar-se o prazo de validade.
Em geral, a vida útil do ADBLUE são 12 meses, após os quais deve ser verificado para garantir a manutenção das suas propriedades.
Apesar do consumo de ADBLUE ser relativamente baixo, 4 litros deste por cada 100 litros de gasóleo, não há dúvida que é um gasto a acrescentar à exploração do veículo mas, importa salientar que utilizar a tecnologia SCR e, por consequência, o ADBLUE, pressupõe uma redução do consumo de combustível do veículo entre 4 e 6%.
Novo sistema SCR, como funciona – Catalisador Seletivo de Redução (EURO VI) a partir 2009 – YouTube