“As pessoas pouco querem saber o quanto sabe, até saberem o quanto se preocupa.”
Liderar pelo exemplo é um exercício, que os líderes de excelência praticam assiduamente de forma a elevar para outros patamares as suas próprias competências enquanto “condutor de pessoas”, assim como as capacidades de influência.
Neste artigo, em particular, o exemplo advém dos níveis de congruência demonstrados pelo líder.
“Quem sou?”, é uma pergunta a que o próprio (líder) tem que responder de forma inequívoca, para dessa forma cimentar o nível mais elementar de um alinhamento congruente – a Identidade.
Alinhando essa Identidade com a sua hierarquia de Valores, pode começar a intencionar…
”O que vou fazer?”
Encontrada a resposta que melhor lhe serve face aos objetivos pretendidos, Estratégias e Plano de ação são os passos seguintes.
Está chegada a altura de analisar os Comportamentos, potenciados pelos itens anteriores;
“Que comportamentos estou a desenvolver?”
“Neste Contexto, estes comportamentos alavancarão os resultados pretendidos?”
Como em todo o objetivo bem definido, por fim, há que “medir” o Resultado.
“Estou a alcançar o resultado que pretendo?”
“O que tenho de alterar nos passos anteriores, para facilitar a consumação do resultado que pretendo?”
Da Identidade ao Resultado, há um “caminho” a percorrer, cujos passos poderão eventualmente ser aleatórios em função das estratégias de cada pessoa, sendo esta ordem exposta, apenas… (mais) uma!
De entre as várias formas (fórmulas) conhecidas para, como Líder, exercer a sua capacidade de Influência, elejo e sugiro a Liderança Congruente como uma das que mais potencial possui para… dar o exemplo!
“Os Líderes existem para personificar os valores pelos quais os seguidores anseiam e os seguidores existem para alimentar a visão de líder que têm dentro de si”.