Desde o dia 4 de maio que as petrolíferas passaram a ser obrigadas a ter afixado nos postos de abastecimento de combustível dísticos que identifiquem, sem sobra de dúvida, a gasolina e o gasóleo simples, que já comercializam desde o passado dia 17 de abril.
Nos equipamentos de abastecimento deve ser colocada informação sobre o combustível, através de um dístico que indique “gasolina simples 95” sobre fundo de cor verde ou “gasóleo simples” sobre o fundo de cor preta.
A informação sobre a aditivação de combustíveis tem de ser afixada de forma visível a quem abasteça, garantindo desta forma que é possível ao consumidor distinguir e identificar as caraterísticas do produto e os respetivos preços.
Segundo estimou o ministro da Energia, Moreira da Silva, a comercialização de combustíveis simples irá representar uma poupança anual de cerca de 200 milhões de euros para os portugueses.
Com a entrada em vigor das novas regras a opção por combustíveis simples ou aditivados passa a ser uma escolha do consumidor.