Sabia que o ESP, designado também por “salva vidas”, é um dispositivo obrigatório?
Atualmente, e segundo o regulamento (CE) nº 661/2009, do parlamento europeu e do conselho de 13 de julho de 2009, o ESP já é obrigatório nos automóveis ligeiros, mas também nos pesados e seus reboques. Um dispositivo fundamental de segurança, que peca por a obrigação ser tardia, já que o dispositivo é fabricado em série desde 1995.
Mas como funciona o ESP?
Nos automóveis ligeiros o princípio de funcionamento é baseado em sensores que medem as acelerações angulares e a posição do volante.
Uma vez detetadas discrepâncias na dinâmica do veículo com base nestas medições, o sistema atua prontamente em cada roda, travando-a estrategicamente, de forma a induzir ou anular a guinada, provocando a desejada rotação (em caso de subviragem) ou recuperando a desejada estabilidade rotacional (em caso de sobreviragem).
Em 2001, um engenheiro alemão da Ford efetuou um estudo que indicava que este sistema poderia reduzir até 35% das fatalidades rodoviárias.