Numa época em que impera a necessidade de apelarmos ao nosso pensamento e atitude positiva, face à conjuntura económica que vivemos, a forma e modo de comunicar com os outros é igualmente influenciada.
A boa comunicação é essencial para o sucesso de qualquer relação interpessoal e de todas as empresas, ao nível interno com os seus trabalhadores e externo com os clientes contribuindo para a qualidade do serviço e consequentemente na imagem de marca da empresa.
Comunicar de forma menos positiva orienta a vida para obstáculos e impede a procura de soluções e oportunidades. A linguagem positiva transforma as pessoas pelo otimismo, porque são as palavras que desencadeiam reações diferentes no cérebro. A expressão “Estou desiludido (….) ” deve ser substituída por uma comunicação positiva “Gostaria de estar mais confiante!”, ou por exemplo, “Sinto-me muito em baixo” substituída por “Preciso de ter mais energia!”.
A comunicação positiva é oportuna, motivante e implica a escuta ativa e proativa. Esta deve ser utilizada por todos no interior de uma empresa contribuindo decisivamente para o crescimento e êxito da mesma.