fbpx

Com a chegada do tempo quente, declara-se aberta a época das festividades cerimoniais. A vida vai, aos poucos, voltando à normalidade e, os casamentos voltam a ter lugar nas nossas agendas.

Achei então que esta minha rúbrica poderia abordar precisamente as regras a ter em conta na escolha da indumentária, a utilizar pelos convidados de um casamento.

A parte mais importante é, perceber aquando da receção do convite:

  • Tipo de cerimónia
  • Horário
  • Localização
  • Dresscode

Se estas informações não constarem no convite, procure sempre saber, junto dos noivos, qual o código de vestuário da cerimónia.

Depois das respostas a estas questões, está na hora de iniciar a busca pela indumentária perfeita.

Cor: É da sabedoria popular que o branco é proibido, pois este deve ser exclusivamente usado pela noiva. O preto também deve ser evitado, por ser uma cor associada à tristeza, contudo, se optar por esta cor deverá conjugar com alguns acessórios coloridos ou certificar-se que mostra um pouco de pele, para atenuar o peso desta cor.

Comprimento: Deverá ser adaptado em virtude da hora do dia a que se realiza a cerimónia. De manhã, deve deixar de lado os vestidos compridos, optando por peças discretas que cheguem até ao joelho. A partir do final da tarde, traga os vestidos longos e dramáticos e, até mesmo com brilho.

Estampados: Tanto pode ser usados de dia com o de noite, contudo fora das opções ficam os estampados animal, licras, justos, transparências, decotes e aberturas dramáticos.

Sapatos: Se o vestido escolhido for dramático, opte por sapatos discretos e vice-versa.

Chapéu: Embora não seja grande tendência em Portugal, se optar por usar certifique-se que a cerimónia é diurna, uma vez que não fará sentido se esta se realizar ao final do dia. Caso retire o chapéu durante o evento, atente ao aspeto do seu cabelo para não ficar desgrenhado.

Acessórios: Já alguma vez ouviu dizer que os acessórios certos podem fazer um look? Pois bem, é verdade. Neste tipo de evento as malas querem-se pequenas e sofisticadas, onde caiba apenas o essencial. Os óculos de sol não devem ser exuberantes, optando pelos simples e intemporais. As écharpes são ótimas aliadas, sobretudo se o vestido for cai-cai ou decotado, dando um ar mais composto na igreja. As luvas apenas deverão ser usada se o evento for muito formal.

No caso dos homens a decisão é bem mais fácil, sendo que, mais uma vez, o tipo de traje depende da formalidade do evento, no entanto é aconselhável que use fato de tons mais escuros como o azul-marinho. Quanto ao calçado, ténis ou sandálias estão fora de questão (a menos que seja indicado), opte por sapatos clássicos com atacadores. Atenção ao estado da roupa, bem engomada, sem manchas ou buracos e com o comprimento certo, quer nas mangas quer nas calças.

Lembre-se que a ocasião é dos noivos, e nada os deve ofuscar. Quanto a si, aproveite para se divertir (muito), criar e guardar boas memórias para mais tarde recordar.