fbpx

Quando nos deparamos com qualquer situação de emergência em que é necessário pedir auxílio, ocorre-nos ligar para o conhecido Número Europeu de Emergência. A área de atividade do 112 vai para além da emergência médica a que recorrermos em caso, por exemplo, de um acidente com vítimas mas, também em atos de vandalismo ou intempéries, isto porque a chamada será atendida sempre pela Central de Emergência da PSP que depois a encaminhará para o respetivo setor, como o caso do INEM para as questões de saúde.

Numa situação de emergência médica é importante que consigas manter a calma e responder a todas as perguntas que o profissional do INEM te coloca, mesmo que te pareçam despropositadas ou repetidas, pois é com a tua ajuda que os meios chegarão de forma célere ao terreno. Enquanto o profissional do INEM te questiona está ao mesmo tempo a preencher informaticamente os dados necessários para que a ocorrência seja encaminhada para o Centro de Contato SNS24 no caso de ser necessário a observação da vítima numa unidade hospitalar, não havendo risco de vida ou, numa situação emergente, a informação necessária para os meios de socorro que estão disponíveis, tendo em conta a condição desta. Importa ainda elucidar que a ativação dos meios é realizada em simultâneo com este processo de triagem, pelo que, pode acontecer ainda estares em linha com o operador do INEM quando os meios chegarem ao local.

Que informações deves ter “à mão”?

  • Contacto telefónico
  • Localização exata e pontos de referência
  • Tipo de situação
  • Número de vítimas, género e idade aparente
  • Queixas principais e outras informações que considere relevantes

Idealmente deves responder às questões que te são colocadas em cada momento, de forma a facilitar o processo de preenchimento dos módulos que o profissional tem no sistema, isto porque, sem que o primeiro, respeitante à localização, esteja preenchido, não é possível passar ao preenchimento do segundo, que diz respeito à vítima.

Mesmo depois de achares que já deste as informações necessárias, não desligues a chamada até que te seja dada essa indicação.