fbpx

O Certificado de Aptidão de Motorista (CAM) é uma certificação europeia implementada no nosso país em 2009, cujo objetivo é profissionalizar a atividade de Motorista de Pesados de Mercadorias e Passageiros.

Este é um documento obrigatório para o acesso a esta atividade e que pretende o desenvolvimento das competências dos profissionais através de formação. Esta certificação tem a validade de 5 anos e deve ser renovada até 1 ano antes de terminar.

Caso deixes terminar a validade do teu CAM, existem duas possibilidades:

  • Nos 5 anos seguintes ao final da validade do CAM: Basta frequentares uma formação de 35 horas e fazer o pedido do novo documento no IMT (presencialmente ou através do IMT Online – PLC). Nesse caso, deves escolher a opção 1ª Emissão para que a validade comece a contar a partir do final desta formação.
  • Se o CAM estiver caducado há mais de 5 anos: Terás de frequentar uma formação inicial de 140 horas, fazer exame teórico no IMT e, após aprovação, será emitido um novo CAM.

Por isso, deves ter atenção à validade da tua certificação (mesmo que no momento não estejas a exercer a profissão) para que a qualquer momento que venha a ser necessária, estejas devidamente habilitado para o efeito e não tenhas de passar por um processo de recertificação mais dispendioso, não só em termos financeiros, mas também de tempo.