fbpx

Antes de tudo, vale a pena sublinhar que sei por experiência própria que estas pessoas existem. Uma maravilha!

Na verdade, existe uma série de coisas que acontecem no mundo das organizações e não só, que estão fora do nosso controlo, no entanto, também subsiste muita coisa que nós próprios pudemos fazer para transformar e melhorar a nossa vida e a dos que nos rodeiam dentro e fora das organizações.

Todos devemos perceber que quando estamos devemos estar de verdade, caso contrário devemos partir (e não vejo mal nenhum nisso)… a falta de coragem torna pessoas em algo tipo musgo, já enfrentar a vida torna pessoas normais em especiais.

Enquanto profissional com responsabilidades na gestão de pessoas passarei neste artigo o meu conceito e modelo de características que devem ter os membros de uma equipa para se tornarem no “ELEMENTO X” … pessoas essas que são uma bênção ter por perto.

Assim, na minha opinião e experiência estes “ELEMENTOS X” tendem a perceber que fazem parte de algo maior, de um todo, de uma equipa e isso ajuda-os a entender a importância do seu trabalho e dos que os rodeiam, mesmo que sejam áreas diferenciadas das suas, sabem que a complementaridade é geradora de sucesso coletivo, logo individual.

Elas são verdadeiras parceiras da organização, vivem o negócio, são comprometidas com os resultados e com a boa imagem que equipa e empresa a que pertencem passa para o exterior. São assim excelentes representantes da organização, agem de forma ética, com postura profissional e inabalavelmente vertical.

Admiro muito estas pessoas que fornecem o seu conhecimento, habilidade, honestidade e inteligência de forma natural e espontânea, são elas só por si impulsionadoras de qualquer organização, capazes de conduzir equipas e empresas à excelência com base nos seus talentos e principalmente com as suas atitudes.

Todas as organizações precisam de contar com aqueles membros que encaram de frente qualquer desafio pela empresa e com os quais a organização pode contar em qualquer situação, para mim isso chama-se comprometimento.

É fácil identificar pessoas envolvidas e comprometidas com uma organização, elas cumprem prazos, procuram soluções, não se acomodam e principalmente não tem por hábito reclamar e arranjar problemas, são verdadeiros representantes das empresas, ou seja, uma bênção.

Afinal, ninguém tem de ser particularmente super, mega brilhante para fazer a diferença positiva mas pessoas com, espírito de equipa, coragem, honestidade, comprometidas, possuidoras de atitude vertical tornam tudo mais fácil, mais respirável e agradável … e se um dia partirem para outro desafio deixaram para trás, apenas coisas boas como o conhecimento, a entrega e na lembrança uma forma de estar querida e corajosa… uma bênção…