fbpx

Depois do Livrete e Título de Registo de Propriedade e do Certificado de Matrícula em papel, através do programa nacional Simplex +, chega-nos o novo Certificado de Matrícula em policarbonato.

Com um layout simplificado, onde foram eliminados campos visíveis que, na generalidade, não eram preenchidos e, mais fácil de acondicionar, o novo DUA considera-se um documento mais sólido e com maior resistência.

Durante a fase piloto deste novo certificado de matrícula, que terminou a 31 de dezembro de 2019, foram emitidos novos certificados apenas para veículos novos e nalguns casos de alterações de caraterísticas, contudo, já é possível adquirir um novo DUA, para qualquer veículo, de acordo com os casos previstos na lei, como por exemplo, através da alteração do registo de propriedade ou por destruição/extravio.

Mas… não se assuste! Os modelos anteriormente aprovados vão manter-se válidos, não sendo obrigatória a substituição pelo novo modelo.

O novo Certificado de Matrícula tem dimensões idênticas às do Cartão de Cidadão e é concebido com diversos elementos de segurança, como combate à sua falsificação, nomeadamente, o recurso a impressões com tintas de segurança e hologramas.

Relativamente à aparência, é composto por duas faces, sendo que na frente tem informações como a letra «P», como sinal distintivo de Portugal e rodeada por 12 estrelas, o número do certificado de matrícula e a morada do titular, entre outras. No verso, informações como a marca do veículo, o número de lugares sentados, a cor do veículo, a cilindrada ou o tipo de caixa, bem como outros elementos. Há ainda mais uma novidade, um código em formato «UniQode» que contem toda a informação específica do certificado e a informação acerca dos respetivos códigos comunitários e um QRCode que facilita a descarga gratuita da aplicação para o seu smartphone.

Certificado de Matrícula