fbpx

Atrair, Desenvolver e Reter o Capital Humano nas Organizações

Conheça melhor o V Encontro Nacional SD

Decorreu no dia 20 de setembro de 2014, na Escola Técnica Empresarial do Oeste, nas Caldas da Rainha, o V Encontro Nacional SD com o tema “Atrair, Desenvolver e Reter o Capital Humano nas Organizações.

A iniciar o evento contámos com a presença do Presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Tinta Ferreira, do Diretor Executivo da Expoeste, António Marques e do reconhecido escultor Caldense, Carlos Oliveira.

Iniciou-se o primeiro painel da manhã com o tema “ATRAIR: Constituição de uma equipa de talentos – Garantia do futuro da empresa”, com um painel de participantes que nos mostrou a importância do talento nas organizações, como se pode identificar e atrair um talento para a empresa e, como estes indivíduos podem ajudá-la a prosperar no mercado.

Para finalizar as intervenções da manhã, convidámos Noel Vinagre, Diretor comercial na Média Mais, para moderar o painel “DESENVOLVER: Formação e Crescimento do Capital Humano”, onde foi debatida a importância da formação das pessoas nas organizações, desenvolvendo capacidades para criar e cimentar valor empresarial.

E porque as grandes mentes também precisam de nutrientes, fizemos uma paragem para almoçar. Nesta pausa os participantes também aproveitaram para visitar a exposição de peças criadas pelo escultor Caldense Carlos Oliveira que decorria em simultâneo, e onde se podia observar, entre outras, a obra cruz homóloga, oferecida pelo artista ao Papa Francisco em 2013, em nome de todos os Portugueses.

A tarde foi iniciada com o painel “RETER: Fidelizar o Capital humano como fator crítico”, que nos instruiu para a importância de saber como não deixar fugir os talentos. Ou seja, para além de atrair e desenvolver as pessoas nas organizações, é necessário criar estratégias para as reter. Pois se essas pessoas não gostarem do trabalho que desempenham e se este não for reconhecido irão querer sair dessa empresa.

A fechar o dia foi dada a palavra ao CEO e Gestor de formação do Grupo SD, Joaquim Duarte, que apresentou um projeto de desenvolvimento baseado na Segurança, Economia e Relação. “SER: Os pilares do Desenvolvimento das Empresas”

Na cerimónia de encerramento, esteve presente o Presidente da União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S. Gregório, Vítor Marques.