Neste artigo vamos mostrar-te as diferenças entre a categoria B e B1, bem como o que podes conduzir e, o que fazer para estar habilitado às mesmas.
Categoria B
Veículos a motor com massa máxima autorizada não superior a 3 500 kg, concebidos e construídos para transportar um número de passageiros não superior a oito, excluindo o condutor, a que pode ser atrelado um reboque com massa máxima até 750 kg ou, sendo esta superior, desde que a massa máxima do conjunto formado não exceda 3 500 kg
Categoria B1
Quadriciclos cuja massa sem carga, excluída a massa das baterias no caso dos veículos elétricos, não exceda 450 kg ou 600 kg, consoante se destine respetivamente ao transporte de passageiros ou de mercadorias
Agora que sabemos o que significa cada uma das categorias, importa saber como nos habilitamos a elas e, a verdade é que, estando habilitado à condução de veículos da categoria B, estás habilitado automaticamente a conduzir veículos da categoria B1.
Sim! Sem precisares de fazer qualquer exame teórico ou prático. Assim, podes conduzir uma moto 4, até porque, caso ainda não tenhas reparado, na tua carta de condução tens a categoria B1.
Para que não restem dúvidas, para conduzir um quadriciclo tens de ter categoria B ou B1 válida, caso tenhas apenas habilitação para conduzir veículos de duas rodas, não estás habilitado.
A habilitação à categoria B1 é concedida a partir dos 16 anos de idade, mediante exame teórico e prático, através de uma escola de condução ou, como dito anteriormente, por equivalência com a habilitação à categoria B.