São cada vez menos os condutores que, no seu veículo não dispõem de sistema de circulação forçada de ar, quer falemos de ar condicionado ou da simples chauffage. Contudo, mais importante do que nos livrarmos do calor do Verão é conseguirmos sobreviver ao frio do Inverno.
Encontramos situações de hipotermia quando a temperatura corporal de um individuo é inferior ao normal, o que nos leva a concluir que está a perder calor mais depressa do que o que o corpo consegue produzir. São casos de urgência e que podem progredir para um estado de coma ou até mesmo morte.
As pessoas com maior tendência a sofrer episódios de hipotermia são: idosos, bebés e consumidores de álcool/ drogas. No entanto, numa situação em que as temperaturas sejam demasiado baixas, qualquer condutor pode sofrer um episódio de hipotermia e, atuando de forma preventiva, deves tomar algumas medidas para que o mesmo não venha a suceder, como a ingestão de bebidas quentes ao longo do percurso e socorreres-te de alguns agasalhos que te permitam passar pelo frio que possa estar dentro mas também fora do veículo, caso haja necessidade de ir ao exterior. Ainda, para mais, se falarmos de condutores de veículos pesados, que façam transporte internacional de mercadorias ou de passageiros, em que muitas vezes são levados a entrar em países onde as temperaturas normais em nada se assemelham às nossas.
Todavia, apesar do elevado número de condutores que seguem os seus percursos sozinhos, existem também, em número razoável, condutores que se fazem acompanhar por outras pessoas em trabalho e lazer ou, trabalhadores de veículos pesados que operam em tripulação múltipla e ainda, os condutores de ligeiros/ pesados de passageiros. Nesse caso, deves também estar atento às pessoas com quem partilhas o veículo e para isso, damos-te algumas dicas.
A que devemos estar atentos?
Sinais de alerta como tremores, confusão, sono, perda de memória, exaustão, discurso confuso, pele vermelha e fria e apatia são os principais que te podem ajudar a detetar uma situação de hipotermia e a agir em auxílio.
Como podemos ajudar?
Para além de providenciar ajuda médica, recorrendo ao 112, deves tentar abrigar a vítima, retirar a roupa desta, caso esteja molhada, mantê-la quente com recurso a um cobertor por exemplo e providenciar a ingestão bebidas quentes não alcoólicas.